quarta-feira, 3 de abril de 2019

CÉLULAS PROCARIÓTICAS E EUCARIÓTICAS

Todas as células apresentam membrana plasmática e um citoplasma, entretanto, o núcleo não é encontrado em todas elas. As células das bactérias apresentam material genético distribuído no citoplasma sem estar organizado em um núcleo bem definido. O local onde se encontra o material genético desse tipo de célula é chamado de nucleoide. Dizemos que essas são células procarióticas, e os organismos que as possuem são chamados de procariontes.
As células procarióticas são bem simples e seu material genético disperso é resultado da falta de uma membrana chamada de carioteca, que delimita o núcleo em outras células. Além da ausência de carioteca, as células procarióticas não apresentam organelas celulares membranosas, tais como mitocôndrias, plastídios, retículo endoplasmático e complexo golgiense. É importante destacar que elas apresentam ribossomos, e estes são bem menores do que os encontrados em outras células.
As células que possuem núcleo delimitado pela carioteca são chamadas de eucarióticas e são muito mais complexas que as células procarióticas. Nesse tipo de célula encontramos um núcleo bastante individualizado e organelas que não são encontradas nos procariontes. Indivíduos com células eucarióticas são chamados de eucariontes.
As células eucarióticas são encontradas na maioria dos seres vivos, tais como fungos, protozoários, animais e plantas. Já as células procarióticas são encontradas apenas em bactérias e cianobactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário