Há 7 grupos de pessoas que não devem tomar a vacina contra febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa que frequentemente volta à tona por novos ciclos em cidades brasileiras. Quando eles surgem, há a recomendação para que a população se vacine.
Apesar de a imunização ser eficaz, há algumas contraindicações para a vacina da febre amarela. Veja:
Para quem é indicada?
A vacina é o meio mais eficaz de evitar a febre amarela, condição perigosa que é transmitida pela picada de mosquitos infectados.
Ela é indicada para pessoas de nove meses a 59 anos que moram ou viajam para áreas com risco de transmissão, sejam elas no Brasil ou exterior.
Contraindicação da vacina de febre amarela
Segundo a infectologista Lucy Cavalcanti Vasconcelos, membro da diretoria da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), a vacina é feita do vírus vivo e cultivado em clara de ovo. No entanto, ele é atenuado e, por isso, não tem a capacidade de produzir a doença.
Em pessoas saudáveis e com o sistema imunológico estabelecido, não há riscos. Porém, há grupos de risco nos quais o vírus atenuado pode gerar efeitos colaterais ou não ser eficaz:
Gestantes e lactantes quem amamenta crianças de até seis meses ou está grávida deve evitar a vacina de febre amarela, visto que há uma pequena possibilidade de o vírus afetar o sistema nervoso do feto ou do bebê.
Bebês de até seis meses
A vacina contra febre amarela é contraindicada para bebês menores de seis meses pois, nessa fase, o sistema imunológico não está totalmente formado, podendo ser prejudicado pelo vírus atenuado.
Dos seis aos nove meses, a dose é permitida somente após avaliação médica.
Idosos assim como os bebês, pessoas acima dos 60 anos costumam ter imunidade enfraquecida, sendo indicado pensar duas vezes antes de se vacinar contra a condição.
Portadores de doenças que reduzem a imunidade
A droga não é indicada para pessoas que enfrentam doenças relacionadas à baixa imunidade, já que a falta de barreiras pode fazer com que o vírus da vacina se transforme em agressor.
Nestes perfis, estão pacientes com AIDS, câncer, anemia, lúpus e diabetes descontrolada.
Quem toma remédios imunossupressores
Pacientes que tomam medicamentos que enfraquecem o sistema imune também podem ser expostos a riscos pela vacina.
Entre as drogas, estão as usadas em transplantados, portadores de doenças autoimunes e câncer.
Alérgicos a ovo
Outra contraindicação da vacina de febre amarela atinge quem tem alergia a ovo, já que o vírus é cultivado na clara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário