sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Cinco Reinos dos Seres Vivos



Esta divisão faz parte de um clássico sistema de classificação dos seres vivos. A classificação dos seres vivos em 5 reinos foi proposta, em 1969, pelo biólogo e botânico norte-americano Robert Whittaker. Ele tem como base as características fisiológicas destes seres. Como existem milhões de espécies de seres vivos, em nosso planeta, este sistema de classificação é extremamente útil. Ele facilita a identificação dos seres, as relações existentes entre as espécies de cada reino, além de ajudar no estudo e entendimento da evolução.

Vale lembrar que dentro dos reinos existe um esquema de classificação interno (filo, classe, ordem, família e gênero), cujo objetivo é agrupar as espécies de um determinado reino, de acordo com características específicas.



Reino Animalia (Animal)
Principais características: são multicelulares;(formados por muitas células) não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento,sendo heterótrofos,representados por seres invertebrados e vertebrados.

Exemplos de representantes deste reino: Homem, cão, gato, zebra, leão, cavalo, aranhas, serpentes, lagartos, sapos, caranguejo, escorpião, pato, galinha, gavião, peixes e insetos.

Reino Plantae (Vegetal)
Principais características: composto pelas plantas; são organismos eucariotos;(possuem núcleo organizado) produzem o próprio alimento através da fotossíntese;sendo autótrofos, maioria das espécies é multicelular; com relação às flores e sementes, algumas espécies produzem e outras não.

Exemplos de representantes deste reino: árvores, arbustos, gramíneas, musgos, orquídeas, lírios, palmeiras e samambaias.


Reino Fungi (Fungos)

Principais características: a maioria das espécies é multicelular; absorvem alimento de matéria orgânica, morta ou viva; geralmente se desenvolvem em locais com pouca luz e muita umidade; são eucariotas.

Exemplos de representantes deste reino: cogumelos, leveduras e bolores.


Reino Protista (Protozoários e Algas)

Principais características: são eucariotas; são organismos intermediários, ou seja, apresentam características de animais (caso dos protozoários) e plantas (caso das algas).

Exemplos de representantes deste reino: amebas, flagelados, esporozoários e algas.


Reino Monera (Bactérias)

Principais características: são unicelulares; não apresentam núcleo organizado (são procariotas); são microscópicos (microrganismos); de acordo com a Biologia Evolutiva, foram as primeiras formas de vida que se desenvolveram em nosso planeta.

Exemplos de representantes deste reino: bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Campanha de vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa no dia 06/08/2018 em todo o país. A meta é imunizar mais de 11 milhões de crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, público mais suscetível a complicações de ambas as doenças. 

O que é  Poliomielite?

É uma doença infecciosa grave que pode causar paralisia permanente em determinados músculos, e que geralmente afeta crianças ,mas também pode surgir em idosos e adultos com sistema imune enfraquecido.
Os primeiros sintomas da doença incluem :dor de garganta,fadiga excessiva,dor de cabaça e febre, podendo ser facilmente confundida com uma gripe.

O que é o Sarampo?

Uma doença infecciosa aguda de natureza viral grave,transmissível e extremamente contagiosa.

Os sintomas são:febre alta,erupção e vermelhidão na pele,tosse,coriza,conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal que surgem de 1 a 2 dias antes do desaparecimento das erupções na pele.